quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Foi dado o pontapé para criação do Fórum Metropolitano da Mobilidade Urbana

Em reunião ampliada realizada no Sindicato dos Bancários que contou com a participação de várias entidades, coeltivos e militantes e uma vereadora constitui-se o Coletivo Pró- Forum Metropolitano da Mobilidade Urbana que buscará denunciar a situação de descaso com a crise do deslocamento de pessoas na região metropolitana, fiscalizar as ações do poder publico, e apresentar um conjunto de demandas necessárias à melhoria da qualidade de vida das pessoas nas cidades da região. 

Os relatos da plenária foram unânimes em reconher a inépcia da prefeitura de São Luís e do seu prefeito Edivaldo Holanda Júnior em apresentar iniciativas que indiquem um caminho para que se supere a crise da mobilidade urbana na grande ilha. Uma moradora da Península, por exemplo, relatou que para ir à universidade onde leciona próximo ao shoping tropical precisa pegar dois ônibus e demora cerca de 45 minutos. Já uma senhora que reside na Camboa relatou que já está há 48 anos sofrendo com os ônibus do bairro e que caminha cerca de 3km para poder chegar à parada. 

Estiveram presentes também na reunião representantes de cooperativas que atuam no setor de transporte alternativo de São Luís, Raposa e Paço do Lumiar. Com a precariedade na prestação do serviço de transporte coletivo o transporte alternativo é uma saída para quem precisa se deslocar para ir ao trabalho ou à escola.

A vereadora Rose Sales explicou como foi o processo de tramitação do PLC 141 que autoriza a prefeitura à realizar o processo de licitação do sistema de transporte coletivo. Informou que o processo foi enviado pela prefeitura à câmara municipal em outubro mas que os vereadores só tiveram acesso ao teor do documento no dia da votação 2 de dezembro e que mesmo assim os vereadores da base do prefeito aprovaram sem conhecer em profundidade o teor da proposta. A vereadora infomou que o projeto aprovado prevê concessão de licença para operação de empresas de ônibus por 30 anos, bem como que está prevista a privatização da gestão dos terminais da integração.

Por fim todos os presentes aprovaram a proposta de criação do Forum Metropolitano da Mobilidade Urbana no qual será discutido sua concepção e funcionamento em reunião específica à ser marcada. A próxima reunião do coletivo ficou marcada para o dia 18 de janeiro às 18:30 no sindicato dos bancários, centro de São Luís o qual convidamos a população à se fazer presente para fortalecer este movimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário